quinta-feira, 23 de maio de 2013

FAMÍLIA SADIA, IGREJA SÓLIDA!

Por, Philipe Mello

Vivemos uma era crítica da história da humanidade onde a estrutura familiar se tornou uma ameaça a sociedade denominada pós moderna. A família tem sido combatida de todas as formas e em todos os meios possíveis para que ideias infundadas provenientes da incredulidade e da iniquidade possam continuar ganhando espaço nesta geração corrupta e perversa.

A Igreja do Senhor Jesus Cristo, como Sua representatividade nesta terra, deve estar preparada e firme para que como coluna do Senhor nesse cenário de apostasia possa responder as expectativas divinas e não se corromper. É necessário e possível não negociarmos valores divinos e eternos em meio a uma degradação que pode trazer destruição profunda em nossos lares.

 Mas nos resta uma pergunta, como então mantermos nossas famílias sadias?

 Entendo que primeiramente precisamos dedicar tempo para crescimento espiritual da mesma. Paulo escreve:

“A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.” Colossenses 3:16

Quando entendemos que em família temos responsabilidade uns pelos outros, crescemos em comunhão e por conseqüente em espiritualidade. Devemos ter sim responsabilidade pelos nossos. Paulo também instrui a Timóteo a ter cuidado com os seus e, da mesma forma, essa palavra deve ser latente em nossos corações, pois a falta do mesmo é comparada com a negação da fé (1 Timóteo 5:6).

Teremos bases sólidas quando a Palavra da Verdade for o centro de nossos lares e norteador de princípios. Infelizmente em nossos dias, a Palavra de Deus é "mais uma" em nossos lares. Temos sido norteados por muitas "palavras" e de muitas formas. Temos dedicado nosso tempo e nossos lares a coisas supérfluas, sem necessidade e em alguns casos a meios danosos que tem causado estrago em grande escala. Precisamos resgatar a alegria em nos alimentarmos em Deus como família. A adoração deve ser evidente em nossos lares, e assim, os nossos serão impactados pelo poder transformador da palavra e serão referenciais em meio a esta geração.

Necessitamos também de Sabedoria para instrução dos nossos filhos. O Autor de Provérbios declara:

“Instrui a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.” Provérbios 22:6

A tradução correta desse texto é exatamente a palavra “instruir”. A ideia é de construir dentro. Quando instruímos nossos filhos estamos através da Palavra de Deus formando uma estrutura firme e sadia que trará benefícios duradouros. O problema é que temos compartilhado dessa responsabilidade com outros. Em nossos dias, são as novelas, filmes, amizades, pessoas com más intenções que também tem ensinado aos nossos filho. Isso porque em muitos lares falta o tempo, a paciência e a autoridade. Assim, nossos filhos se dispersam e estão vulneráveis a receber de qualquer um e de qualquer maneira.

Instruir é mais trabalhoso, exige-se dedicação e nem sempre é o caminho percorrido, mas os que assim o fazem, recebem frutos desse bem pelo resto de suas vidas.

 Para finalizar essa meditação, destaco a necessidade de deixarmos legado de honestidade e obediência a Deus para as nossas famílias. O Apóstolo Paulo assim admoesta aos Filipenses:

“Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;” Filipenses 2:15 

Nós devemos mostrar para nossos filhos que acreditamos de tal forma naquilo que professamos que também o praticamos. As vezes somos testados de diversas maneiras para ver se agimos da mesma forma que ensinamos e, na maioria das vezes, a forma como nos comportamos tem mais valor para eles do que as palavras que pronunciamos. É a questão do exemplo ou testemunho. Somos os referenciais de nossas família. Lá dentro, não conseguimos maquiar nenhum aspecto de nossa personalidade. É ali que precisamos demonstrar os frutos de uma vida com Deus para que os nossos possam identificar tal experiência e desejar ser da mesma forma.

Não podemos de maneira alguma nos tornar dificultadores de um legado relevante. Precisamos sim termos as marcas de Cristo em nós para que estes possam compartilhar e viver aquilo que declaramos.

Concluindo, uma família sadia gera uma igreja sólida. Isso porque a mesma é formada por lares que uma vez saudáveis, impactarão nossos cultos e seremos juntos uma benção nas mãos do Senhor!

 QUE DEUS NOS ABENÇOE!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário