segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

MERGULHANDO EM ÁGUAS PROFUNDAS

Por Philipe Mello,

Ezequiel 47: 1-12

Meus irmãos, toda a revelação bíblica é extraordinária. Podemos nos deliciar em textos e narrativas que muitas das vezes nos deixam em estado de euforia quando percebemos a profundidade e abrangência que a palavra de Deus nos traz. Verdade é que alguns textos nos atraem de maneira inexplicável, e dentre estes, o do Profeta Ezequiel me traz este sentimento.

Nesta passagem, o Homem (que nos leva a crer ser o próprio Cristo) leva Ezequiel em visão para a parte exterior do templo, de onde sai um Rio. Para que possamos compreender corretamente este texto, devemos ter a compreensão que todo o Antigo Testamento se converge na Pessoa de Jesus Cristo. Abrindo um parênteses, muitos não compreendem (ou o fazem erroniamente) a verdade que Jesus Cristo é a máxima revelação de todos os mandamentos e aplicações veterotestamentário, e por isso, continuam em nossos dias a aplicarem ritos e a trazerem utensílios que não proporcionam mais nenhuma significação para a igrejas em nossos dias.

A partir desta perspectiva, começamos então a analisar no Novo Testamento as revelações e aplicações da visão de Ezequiel. O Templo visto pelo profeta era para o povo de Israel, a certeza que a presença de Deus estava em seio meio. O Templo significava a morada de Deus. O Apostolo Paulo, em sua carta a 1 Coríntios 6, versículo 19 diz: "Ou não sabeis que o corpo é templo de Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?". Bom, Paulo está dizendo ao povo que hoje nós, uma vez que aceitamos a Jesus Cristo e recebemos o Selo do Espírito Santo em nossas vidas, somos então o Templo vivo, morada do Altíssimo! Amados, grande é esta revelação e de tamanha amplitude. O salvo em Cristo não pode de maneira alguma viver sua vida alheio a isto, pois grande é nossa responsabilidade em termos em sua dispensação, um Deus tão grande e perfeito, habitando em nós e impulsionando nossa vida.

Em relação ao rio da visão do profeta, o próprio Cristo se apresenta como este. O Evangelho de João, capítulo 7, versículos 37 e 38 narra as seguintes palavras de Jesus Cristo: "No último dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de águas vivas". Esta revelação é tremenda, pois, aqueles que estão em Cristo não somente saciarão sua sede, como também serão um rio para que outros bebam e se saciem.

Entendendo as revelações da visão de Ezequiel, podemos então nos deleitar em sua narrativa. Diz o texto que o Homem tinha em suas mãos um cordel de medir, e que iniciou sua medição em mil côvados e as águas lhe batiam nos tornozelos. Podemos trazer isto para nossa vida cristã, nosso relacionamento com as coisas de Deus e especialmente nosso grau de entrega. Infelizmente, existem pessoas que vivem uma vida cristã rasa, ou seja, com águas nos tornozelos. Até mesmo pessoas que a anos ou décadas conhecem a Cristo, mas suas vidas espirituais não saem da superficialidade. Paulo traz esta perspectiva ao falar a Igreja de Coríntios em sua primeira carta, no capítulo 3, versículos 1 e 2: "E eu irmãos, não pude vos falar como espirituais, mas como carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco agora podeis". Tem pessoas que não recebem alimento mais concreto da parte de Deus porque ainda não suportam as tais, e assim não saem da meninice da fé.

Narra Ezequiel então que o Homem mede mais mil côvados e ás águas lhe batiam nos joelhos. Irmãos, alguns começam a experimentar um pouco mais das águas do rio de vida, mas ainda não se sentem seguros e pensam muitas das vezes em retroceder. Paulo também traz esta ideia ao escrever aos Filipenses no capítulo 3, versículos 13 e 14: "Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado, ou que seja perfeito; mas uma coisa faço, e é que esquecendo-me das coisas que para trás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus". Uma vida com Cristo é uma vida de atitude e de perseverança, especialmente quando as situações lhe são adversas. Alguns até tem sentido o frescor das águas até os joelhos, mas retrocedem quando as situações contrárias da vida lhes sobreveem.

Então mediu o Homem mais mil côvados e diz o texto que as águas lhe batiam na cintura. Muitos começam a viver experiências antes imagináveis com o Espírito Santo que habita em suas vidas, mas ainda tentam trazer para si o controle e não se entregam totalmente a Cristo. Nesta visão, fica nítido que metade do corpo está nas águas e metade fora dela. Isto traz a condição do homem que não se entrega a Deus por inteiro. Metade dele quer experimentar as coisas de Deus, mas a outra metade ainda está voltada para as coisas do mundo. Jesus, uma vez indagado pelos farizeus acerca dos mandamentos, respondeu da seguinte maneira como está registrado no Evangelho de Mateus capítulo 22, versículo 37: "E Jesus lhes disse: Amarás o Senhor teu Deus de todo o seu coração, e toda tua alma e de todo seu pensamento". O que é de comum neste versículo, se refere ao "todo". Deus não está interessado em uma parte de nossas vidas, mas a Ele devemos nos entregar por inteiro.

Por fim, o Homem mediu mais mil côvados, e eram águas profundas que deveriam ser passadas a nado. Sabe queridos, é nesse momento, quando não sentimos mais os pés ao fundo, que somos envolvidos pelas águas vivas do Espírito Santo de Deus. Momento este que abrimos mão do "controle" de nossas vidas e começamos viver a vida que Cristo tem reservado para nós. É necessário que estas águas realmente jorrem do nosso interior, águas abundantes. Quando mergulhamos em águas profundas, somos direcionados pela correnteza do rio, e ele nos leva para onde o Espírito quer e do jeito que Ele quiser. O versículo 12 diz que por onde passam essas águas alimentam raízes, dão frutos e curam. Talvez sua vida espiritual esteja morta e oca. As Águas Vivas deste rio o ressuscitarão. Ou mesmo, você se sinta com falta de alimento e desnutrido, mas Deus quer trazer alimento e renovo sobre sua vida. Deixe que esta água sarem suas feridas e seja também um canal do Espírito Santo para que outras vidas recebam também destas águas.

Amados, tenham atitude de fé, caminhe quantas milhas de côvados forem necessárias com Jesus Cristo e deixe a água jorrar em seu interior!

QUE DEUS NOS ABENÇOE

Nenhum comentário:

Postar um comentário